Comunidade Nacional de Blogueiros Cristaos

Ajudando e Promovendo Blogs Cristãos

Karaokê gospel

Tenho observado como a música nas Igrejas tem tomado vulto central dos cultos.A liturgia da Igreja sempre foi fator de acirradas discussões. Não quero entrar na discussão de qual música que é de Deus?esse ou aquele estilo musical é do diabo. Quero levar os leitores a reflexão de fatos corriqueiros que acontece em nossos arraiais.
Cantar,tocar,pregar são atividades de visibilidade e honra em qualquer Igreja,frases de admiração não faltam para os bons cantores,músicos e pregadores. Não teria nada demais se não fosse o fato que a música na Igreja hoje no Brasil tomou a mesma natureza da música secular,qual é a música que se canta na maioria das Igrejas?Com certeza é alguma música que é sucesso em alguma rádio ou Tv. Claro,que cada Igreja tem o seu critério, para escolha de seu repertório litúrgico,mas com certeza esse critério for"As dez mais da semana"existe algo pelo menos curioso.
Em uma conversa um tempo atrás comentei com um irmão sobre como existe o interesse dos irmãos cantarem no culto a semelhança de um "Karaokê gospel".Canta-se aquilo que o agrada. Mas,que problema há nisso?O problema está,qual é o conteúdo teológico que as músicas transmitem ou mesmo há conteúdo teológico.
A música é uma linguagem,como toda forma de linguagem é uma ponte de ligação entre duas fontes o emissor e o receptor. A música é ou no meu ponto de vista deveria ser um componente adicional a motivação ao ensino das escrituras. Adicional de quê???Do ensino das doutrinas bíblicas que a principio é o que sustem nossa fé. Músicas que apenas entretém os irmãos na Igreja,transforma a Igreja em clube,onde as pessoas passam seu tempo livre para o lazer. Preste atenção em minhas palavras,não quero dizer que temos de transformar nosso cultos em um evento fúnebre a natureza da música na Igreja usar o recurso artístico para aguçar a sensibilidade dos ouvintes para o ensino das verdades bíblicas. Nada substituem o estudo e a reflexão dos textos bíblicos. A música como único recurso de evangelização carece de profundidade. Não é á toa que vemos uma multidão de irmãos cantando músicas que não tem nenhum teor cristão como fosse a revelação do Deus vivo aos cantores iluminados da mídia."Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus.(MT22.29)

Marquinhos Bigú-Músico Cristão protestante.

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro irmão Marcos, graça e paz.

Eu pensei que estas coisas somente acontecia aqui em pernambuco, mas acontece aí também é?
Sou um líder de louvor, e tenho visto a dificuldade para levar o trabalho adiante.

As pessoas se acostuma com a "mermice". Lembro que uma pessoa aqui cantou aquela música de Rose: Se alguém tentar te humilhar... Quando a menina cantou, foi um pentecoste na igreja.

Na outra semana a cantora local quis repetir a dose do "fogo" cantou de novo, depois outro dia cantou de novo... É aquela coisa das "dez mais".

As pessoas parece que não gosta de nada novo, de novidade, é uma coisa terrível. Tanta música boa de adoração, até mesmo as mais antigas. E por falar em Liturgia, cultos como Natal, etc. nossos companheiros que lídam com outros grupos, não quererem ter o trabalho de preparar cantatas ou músicas que falem realmente do estilo do culto. Se a gente tomar uma decisão e colocar em nosso grupo, "pagamos Mico", é claro que Deus recebe nosso trabalho.

Pra você ter uma idéia, há por aqui em Santa Ceia, pessoas cantando, músicas de "Deus vai te dar Vitória", "Se o gigante é grande Deus vai derrubar", etc., no culto que lembra o sacrifício na cruz. Por isso Jesus reservou um dia para meditar na morte dele como diz a própria Bíblia.

Irmão Marcos, será que seria preciso um curso para as pessoas saber o que é Culto Congregacional, ou seria necessário, fazer uma parceria com empresas de caraokê para distribuir aparelhos com microfone para este povo?

Lucas M Junior

Responder esta

Olá amigos.
Também sou líder de louvor na minha Igreja, e estive durante 1 ano estudando sobre isso na Hillsong e é duro de ver a decadência das canções de hoje em dia no Brasil.
Eu ouço muito músicas internacionais e as pessoas ficam me questionando e as vezes até acham ruim, porque eu não ouço músicas nacionais, mas quando você compara as duas, percebe claramente a diferença entre as músicas. Louvor tem que ser Cristocêntrico e ponto. Todo louvor e adoração deve apontar para a pessoa de Cristo e não para as nossas necessidades.
Não estou falando que toda música brasileira é assim, mas infelizmente a grande maioria tem se desviado dessa verdade. Músicas que são feitas para o comércio, para a necessidade das pessoas e para a busca da fama. Não se faz mais músicas apontando para Cristo, e isso é muito sério.

Uma vez ouvi um pastor da Inglaterra contando que, logo após o culto, um irmão chegou pra ele e disse:
- Olha pastor, não sei porque mas o culto hoje não me agradou, as músicas e a mensagem não falaram comigo. Não senti nenhum arrepiozinho!
Aí o pastor muito calmamente virou pra ele e respondeu:
- Meu querido, me desculpe. Não sabia que era você que nós estávamos adorando hoje. Da próxima vez avise antes que eu preparo um culto pra você!

E infelizmente, essa é a realidade hoje.

Que Deus abençoe.

acessem meu blog: http://thiagosilva88.blogspot.com

Responder esta

esse tema é bastante polemico, ADORAÇÃO É MUITO MAIS QUE MUSICA!!! infelizmente hj em dia, para muitos cristaos adorar é sinonimo de musica, daí por isso ouvimos algumas afimaçoes do tipo: "em nossa igreja temos adoração e em seguida o ensinamento", e ainda pior, na minha opniao, muitas vezes adoração é usada para distinguir um estilo musical: "Primeiro cantamos um hino, e em seguida uma musica de adoração". Adoração nao tem nenhuma relação com ritmo, estilo, primeiro que nao existe separação entre nostas musicais "crsitãs" e "nao cristãs", os istrumentos usados sao os mesmos... o estilo de musica que vc gosta ou prefere, fala na verdade sobre a sua personalidade e nao sobre Deus, quanto a questionamentos de: "essa musica é do diabo" principalmente quandos e trata de rock.. aff...quanta ignorancia, gostaria de saber de onde tiraram a ideia de que o diabo criou o rock ou qualquer outro estilo musical, pq até onde eu sei o unico ser com atributo de Criado é Deus, entao temos que concordar que ele criou o rock, o rap, hip hop, lirica, indiana, ópera, e por aí adiante... e todas essas coisas Ele fez para o seu louvor... mas os cristaos contemporaneos, com toda sua arrogancia, prepotencia, hipocrisisa, e outras coisinhas mas, resolveram rotular alguns estilos musicais.... Gente o que diferencia uma musica Cristã é A LETRA, e quando chegamos nesse ponto, eu tenho que concordar que infelizmente nos nossos dias muitos cantores que se encontram nas vitrines do cenário musical gospel (odeio esse titulo, musica gospel), fazem musica apenas para vender CD's... é fato.. vc examina as letras dessas musicas, e entra ano sai ano, a espiritualidade contida nelas se resume a algumas palavras religiosas...do tipo.. benção, cura, amor, Jesus, Deus, glória, aleluia... não que utilizar estas palavrasseja errado, mas limitar a adoração a Deus contida nas musicas a essas mesmas palavras...é o fim...tem cantores aí que vc pode analizar as musicas do cara... giram apenas em torno dessas palavras...será que o cara num cresce...o grau de espiritualidade dele é sempre esse?..

e sinceramente nao concordo com o "karaoke gospel", com todo respeito mano, se vc analisa o livro de apocalipse, os anjos cantam de eternidade... "Santo, Santo, Santo é o Senhor"... axo que uma das coisas que tem contribuido para essa enxurrada de porcaria, no sentido musical, pela qual temos sido atingidos dentro do "meio cristão" é justamente o fato de os cantores sempre buscarem inovar para satisfazer o publico.... aí sai qualquer coisa... de qualquer jeito... nao me importo de cantar varias veses a mesma musica na igreja, se ela for boa, prefiro repeti-la 10 vezes que trocar por uma que nao tem espiritualidade...

nao estou aqui para dizer que quem nao gosta de repatir as musicas ta errado...essa é minha opnião... gosto de expor minha opniao e nao impor... cada um é livre para apresentar a Deus o seu louvor diário, nao só com musica, mas em tudo... no trabalho, sendo honesto, sendo fiel a esposa, sendo um bom aluno, sendo um atleta dedicado, fazendo bem aquilo para que o Senhor te chamou, e usando os talentos q Ele te deu para o honrar... EU ADORO MUSICA... RESPIRO MUSICA, COMO MUSICA, ANDO E FALO MUSICA...mas p mim, QUANDO SE TRATA DE ADORAÇÃO, MUSICA É UMA PEQUENA E SIMPLES FERRAMENTA!!!!

que a Paz de Deus seja com todos!!!!

Responder esta

Música não é uma simples ferramenta.Da mesma forma que ser Cristão não se resume ao culto.Adorar a Deus é muito mais que um culto formal.Aonde jesus disse que deveríamos adorar a Deus?Na Igreja? ou em Jerusalém?Ser advogado não é simples,é?mas ser músico é?Ser cristão é muito mais que um rotulo.Cansei destas discussões que não levam a nada.vamos olhar nosso proximo que precisa ouvir a palavra de Deus pra se libertar do pecado e deste mundo tenebroso.Graças a Deus que distribuiu os talentos a todos sem distinção senão realmente a música seria apenas um "simples instrumento" .Graças a Deus!!!!!

Responder esta

A música é um dos vários meios pelo qual uma pessoa pode expressar adoração a Deus, o Espírito Santo também faz uso dela em nosso benefício por causa do grande poder de assimilação da nossa alma. O prefeta Eliseu conhecia bem este benefício e se aproveitou dele 1Rs 3:15 e ouviu a voz de Deus e sua vontade. Creio que o louvor deve levar nossas vidas a uma intimidade maior com Deus ao ponto de aprendermos Dele os seus verdadeiros ensinamentos. Mas entendo que esta disponibilidade para adorar deve partir de nós também como Eliseu fez.

Glórias a Jesus!

Divine Vortex ®
http://divinevortex.blogspot.com

Responder esta

Sobre

CNBC Editorial CNBC Editorial criou esta rede social no Ning.

Blogueiros Cristãos Aniversariando

Aniversariando Hoje

Aniversariando Amanhã

Badge da CNBC

Carregando...

Nossos Números

Todos os Blogs
trackerAtivo

Recebemos visita de:

Falta para Data do Aniversário da CNBC

© 2009   Criado por CNBC Editorial no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Acesse sua conta para participar do chat.