Karaokê gospel
Tenho observado como a música nas Igrejas tem tomado vulto central dos cultos.A liturgia da Igreja sempre foi fator de acirradas discussões. Não quero entrar na discussão de qual música que é de Deus?esse ou aquele estilo musical é do diabo. Quero levar os leitores a reflexão de fatos corriqueiros que acontece em nossos arraiais.
Cantar,tocar,pregar são atividades de visibilidade e honra em qualquer Igreja,frases de admiração não faltam para os bons cantores,músicos e pregadores. Não teria nada demais se não fosse o fato que a música na Igreja hoje no Brasil tomou a mesma natureza da música secular,qual é a música que se canta na maioria das Igrejas?Com certeza é alguma música que é sucesso em alguma rádio ou Tv. Claro,que cada Igreja tem o seu critério, para escolha de seu repertório litúrgico,mas com certeza esse critério for"As dez mais da semana"existe algo pelo menos curioso.
Em uma conversa um tempo atrás comentei com um irmão sobre como existe o interesse dos irmãos cantarem no culto a semelhança de um "Karaokê gospel".Canta-se aquilo que o agrada. Mas,que problema há nisso?O problema está,qual é o conteúdo teológico que as músicas transmitem ou mesmo há conteúdo teológico.
A música é uma linguagem,como toda forma de linguagem é uma ponte de ligação entre duas fontes o emissor e o receptor. A música é ou no meu ponto de vista deveria ser um componente adicional a motivação ao ensino das escrituras. Adicional de quê???Do ensino das doutrinas bíblicas que a principio é o que sustem nossa fé. Músicas que apenas entretém os irmãos na Igreja,transforma a Igreja em clube,onde as pessoas passam seu tempo livre para o lazer. Preste atenção em minhas palavras,não quero dizer que temos de transformar nosso cultos em um evento fúnebre a natureza da música na Igreja usar o recurso artístico para aguçar a sensibilidade dos ouvintes para o ensino das verdades bíblicas. Nada substituem o estudo e a reflexão dos textos bíblicos. A música como único recurso de evangelização carece de profundidade. Não é á toa que vemos uma multidão de irmãos cantando músicas que não tem nenhum teor cristão como fosse a revelação do Deus vivo aos cantores iluminados da mídia."Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus.(MT22.29)
Marquinhos Bigú-Músico Cristão protestante.
Tags:
Compartilhar
-
▶ Responder esta